Curso de panificação do SENAI

Com o desmonte da universidade publica que está acontecendo nos últimos tempos, cada vez mais brasileiros então procurando uma alternativa para entrar no mercado de trabalho com algum tipo de curso. Sem duvidas que o SENAI é um dos mais procurados. Hoje falaremos um pouco mais sobre o curso de panificação.

Os módulos do curso costumam a ser divididos em:

  • Cozedura especializada e alternativa
  • Medições e conversões
  • Decoração de bolos
  • Pastelaria
  • Saneamento e segurança alimentar
  • Lista dos cursos de cozedura
  • Princípios do ciclo de cozedura

A combinação da aprendizagem de sala de aula e laboratório de cozinha neste curso dá aos alunos uma visão geral das práticas de cozinha padrão, vocabulário culinário e técnicas de cozedura.

Os alunos são apresentados a ferramentas e equipamentos de cozinha diária e especializada, ingredientes comumente usados e suas propriedades. Eles também aprendem padrões profissionais de Higiene Pessoal, saneamento de postos de trabalho e segurança geral da cozinha.

Curso de saneamento e segurança

Esta classe, obrigatória na maioria dos programas, é concluída no início de um curso de cozedura. Instrutores ensinam os fundamentos da manutenção de um ambiente de trabalho limpo e seguro. Os padrões mínimos de higiene pessoal são abrangidos nesta classe. Os alunos também aprendem a preparar e armazenar ingredientes e produtos acabados de assar em segurança. Os alunos aprenderão a evitar a contaminação cruzada de diferentes ingredientes, bem como alguns dos possíveis perigos resultantes do mau saneamento e segurança.

Decoração Do Bolo e curso de desenho

Este curso de cozedura centra-se em como assar, encher, gelar e decorar bolos. O curso inclui visões de ocasião especial e bolos de casamento. Os alunos são apresentados a uma variedade de métodos de decoração usando gelo real, maçapão, pasta de goma e fondant, usando escovas de ar, tubagens e muito mais. Os princípios e técnicas necessários para criar bolos em camadas são cobertos tanto no estudo da sala de aula quanto no aprendizado da cozinha.

Curso de bolos e tortas

A maioria dos programas de cozedura requerem um curso em bolos e tortas  clássicos. Através de palestras e trabalhos de laboratório de Cozinha, os alunos praticam a confecção de clássicos tradicionais e modernos como Linzer e tortas Sacher e bolo Black Forest. Os alunos aprendem a montar esses produtos especiais. Uma unidade de recheio, cereja, vidraças e habilidades de decoração adequadas a determinados produtos assados reúne habilidades estudantis nesta área.

Curso De Pães Especiais

Nesta classe necessária, os alunos recebem uma visão geral da especialidade e fabrico de pão artesanal, desde Métodos de preparação até técnicas de acabamento. O curso introduz os alunos a trabalhar com várias farinhas, como trigo integral e centeio. Os alunos aprendem a preparar entradas de massa fundida e a fazer pães de massa fundida. Os alunos estudam as receitas usadas para fazer pães artesanais comuns como focaccia e também aprender a modificar receitas estabelecidas para torná-los seus próprios.

Curso De Estágio

Um estágio ou cooperativa é geralmente um requisito em programas de cozedura. Alguns programas exigem que os alunos completem mais de um. Esta experiência prática de trabalho é geralmente concluída em uma padaria ou restaurante escolar, em uma cozinha de trabalho que faz parte de uma padaria, hotel ou hospitalidade relacionada. Os alunos normalmente praticam compras, cozedura, decoração e outras habilidades profissionais essenciais.

Para saber ainda mais sobre cursos de panificação e padaria procure o SENAI de sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *